X

Brasil

Curto em ar-condicionado causou incêndio no Museu Nacional

A investigação descarta, até agora, a possibilidade de o incêndio ter sido criminoso.

Folhapress

Publicado em 24/03/2019 às 06:11

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O incêndio destruiu a maior parte do acervo do museu, que contava com mais de 20 milhões de peças. / Arquivo/Agência Brasil

Um laudo produzido por peritos da Polícia Federal revela que um curto-circuito causado pelo superaquecimento de um aparelho de ar-condicionado causou o incêndio que destruiu o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, em setembro do ano passado. A investigação descarta, até agora, a possibilidade de o incêndio ter sido criminoso.

A informação é do jornal O Estado de S.Paulo. A partir da perícia e de outros dados coletados na investigação, o delegado responsável pelo caso avaliará se o incêndio poderia ser evitado e se há algum responsável pelas condições que o provocaram. Ele irá analisar, por exemplo, se houve negligência por parte da administração do museu.

Ainda de acordo com o jornal, o ar-condicionado ficava no auditório, no primeiro andar do prédio. Os investigadores reconstruíram o local do incêndio em laboratório para interpretar o que aconteceu antes das chamas tomarem o prédio e o que levou o fogo a consumir todo o museu.

O incêndio destruiu a maior parte do acervo do museu, que contava com mais de 20 milhões de peças. Foram recuperados mais de 1.500 itens, entre eles o crânio e parte do fêmur de Luzia, possivelmente o fóssil humano mais antigo das Américas já descoberto.

Em maio, o diretor do museu, Alexander Kellner, 56, havia criticado a falta de verbas para a manutenção do espaço. 

Um terço das salas de exposições estavam fechadas. Muitas das paredes do museu estavam descascadas, havia fios elétricos expostos e má conservação generalizada.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Menores são detidos após roubarem casal de ciclistas no José Menino, em Santos; ASSISTA

Todos os responsáveis foram detidos logo após o crime

Itanhaém

Homem procurado pela Justiça é preso em Itanhaém; VEJA VÍDEO

Ocorrência aconteceu na última quarta-feira (1º)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter